Janeiro
- 01 de janeiro. Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Salvador da Bahia. O ano começa com uma procissão em honra de Salvador marítimos para o santo. Após a procissão a festa termina no Largo da Boa Viagem.
- Lavagem do Bonfim e Festa do Bonfim. Salvador da Bahia. Afro-brasileira Festival caráter que tem lugar a segunda quinta-feira depois da Epifania. Não deve ser confundida com a Festa do Bonfim, comemorado no domingo da semana. Na manhã de quinta-feira é um tradicional procissão de 8 quilômetros da Bahia para fazer Igreja do Bonfim, onde lavam a escadaria e no átrio da igreja. Um dos mais importantes festivais religiosos do Bay e em todo o Brasil.
Fevereiro
- 2 de fevereiro. Festa de Iemanjá em Salvador, Bahia. Uma multidão de adoradores se reúne na praia do Rio Vermelho
- 2 de fevereiro. Nossa Senhora dos Navegantes, em Porto Alegre. A festa da padroeira é um dos mais importantes da cidade. Naquele dia, uma procissão fluvial ao longo do rio Guaíba.
- Carnaval, em quase todo o Brasil. A data varia de acordo com o calendário religioso e pode cair em fevereiro ou março. O carnaval mais famoso realizada no Rio de Janeiro, de Salvador Bahia e Recife.
Março
- Páscoa. A data da transação pode cair em março ou abril.
Maio-Junho
- Juninas festas. As festividades em junho, realizada em todo o país são o festival mais popular do Brasil. Eles têm sua origem nas festas portuguesas em honra de San Antonio, San Juan e San Pedro. A festa tradicional é típica da região nordeste do Brasil, onde os partidos estão Caruaru (em Pernambuco), Campina Grande (Paraíba), Mossoró (no Rio Grande do Norte), Juazeiro do Norte (Ceará), Maceió (Alagoas) e Recife, em Pernambuco.Mas mesmo as pequenas cidades têm suas festas Juninas.
- Festa do Divino, dedicado ao Espírito Santo, um dos festivais mais tradicionais ainda sobrevivem no Brasil. Pentecostes é celebrado 50 dias da Páscoa. As celebrações mais bonitas ocorrer em Alcântara (Maranhão), Paraty (Río de Janeiro) e Pirenópolis (Goiás). Este último é famoso por Cavalhadas, uma das festas mais coloridas e, ao mesmo tempo desconhecido fora do Brasil.
- 15 de junho. Corpus Christi, feriado nacional. Em muitas cidades adornam as ruas que vão criar a procissão de Corpus Christi com um tapete colorido feito de serragem colorida e flores. Alguns lugares são famosos por esta tradição Pirenópolis (em Goiás), Castelo (no Espírito Santo) e Matão, Jaguariúna e Santana de Parnaíba (no estado de São Paulo).
- Bumba-meu-boi na segunda quinzena de junho, em grande parte da região nordeste, mas especialmente no estado do Maranhão.
- Boi-Bumba, na última semana de junho em Parintins, Amazonas. Versão amazônica do Carnaval, realizado em Parintins Bumbódromo, onde o boi Garantido (vermelho) e Caprichoso Boi (azul) competir e competir em beleza espetacular. Embora tenha uma raiz comum, não deve ser confundido com o Bumba-meu-boi.
- Tanabata Matsuri, o Festival das Estrelas, uma festa muito tradicional japonesa em São Paulo que é comemorado no mês de julho. Durante o festival as ruas do bairro estão decorados com ramos de bambu a partir do qual pendem as mensagens tradicionais tanzakus com pedidos aos deuses. Há exposições que incluem danças tradicionais populares, desfiles e grupos de taiko (tambor tradicional japonês).
- Festa de São Paulo São Vito. Festival italiano tradicional realizada nas ruas de Bras. Durante todos os sábados e domingos do mês de junho são montadas nas ruas de estandes de comidas típicas, em uma celebração de tradições alimentares italianos. Há também shows de música italiana.
- O Fortal, em Fortaleza. Uma das maiores micaretas (carnaval fora de época) do Brasil, foi realizado há quase duas décadas em Fortaleza no final do feriado de julho. Na conclusão do Fortal Fortaleza é mais importante do que o carnaval em si acontece no Fortal Cidade, uma área construída especificamente para abrigar grandes eventos.
Agosto
- 15 de agosto. Festa de Iemanjá, o equivalente afro-brasileira de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza. Possui uma grande festa na Praia do Futuro.
- Festa de Nossa Senhora de Achiropita. Festival italiano tradicional celebrada nas ruas do bairro italiano de São Paulo Bixiga. Durante o fim de semana de 13 de agosto de Maio rua está cheia de massa de macarrão e outros alimentos tradicionais, bem como o folclore tradicional.
Setembro
- Festa de San Gennaro. Festival italiano tradicional realizada nas ruas de Sao Paulo Mooca, entre setembro e outubro. Como em outras celebrações italianas já mencionadas, o festival centra-se em local de alimentos e serviços religiosos.
Outubro
- Oktoberfest em Blumenau, Santa Catarina. A versão brasileira do festival alemão que atrai mais de um milhão de visitantes à pequena cidade no sul do Brasil.
- 12 de outubro. É o dia de Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira do Brasil. Milhares de fiéis vêm em peregrinação à Basílica enorme de Aparecida do Norte no estado de São Paulo.
- Cirio de Nazaré em Belém do Pará, o segundo domingo do mês. Uma das manifestações mais massivas religiosas no Brasil. Os religiosos transborda fervor durante a celebração da festa.
Dezembro
- Carnaval em Natal, outro importante festival do calendário micareta no Nordeste.
- 31 de dezembro. O Ano Novo é comemorado em grande estilo na maior parte do país, sendo o Reveillon Rio de Janeiro festival que atrai mais pessoas.
No hay comentarios:
Publicar un comentario